quinta-feira, 7 de julho de 2011

Consolidando o topo

A vitória de virada sobre o Vasco quarta-feira (6) no Pacaembu faz com que o Corinthians permaneça promissor na campanha do Brasileiro. Fazendo o que, a meu ver, é a chave mestra para se ambicionar algo num torneio de pontos corridos: vencer em seus domínios.

Para o multicampeão Muricy Ramalho, é o oposto - a campanha no campo adversário é fundamental. Concordo, mas de nada adianta ir bem fora se a lição de casa não é feita.

Dessa vez, o triunfo se deu de maneira diferente - o time saiu perdendo no gol do estreante Juninho, chamado O Pernambucano. E logo aos dois do primeiro tempo. Tido como um dos grandes cobradores de falta entre tantos, dessa vez ele pareceu matreiro. Venceu a barreira, contou com o tal morrinho sobrenatural - Julio Cesar, tão bem nos últimos jogos, dessa vez falhou - mas o lance tá longe de ser um frango.

A virada aconteceu ainda na etapa inicial, e quem deu conta do resultado foram os volantes: Ralf aos 22 e Paulinho aos 42.

Assim, o Corinthians permanece 100% em casa e faz uma bela campanha nos primeiros sete jogos: seis vitórias e um empate. `

Se não é o técnico ideal, Tite pareceu fechar o grupo - o que parece determinante para esse bom início. Nas comemorações de gols, os jogadores comemoram sempre juntos. Parece um detalhe irrelevante, mas se qualidade de elenco é essencial nesse sistema de disputa, união não é simplesmente um detalhe.

---
TOCO E ME VOY

- Não gosto muito desse negócio de rotular o time como "guerreiro". Claro que é muito melhor ver um Corinthians com vontade de vencer. Mas dá a entender que se trata de um time exclusivamente de operários. Exaltar a qualidade técnica de jogadores como Liédson, Sheik, Willian e Alex também é importante.

- EM OFF: a seleção de Bernardinho é novamente espetacular. Empreendeu uma virada espetacular contra os ótimos garotos de Cuba (é impressionante a força física desses rapazes) e levou a melhor na "negra" definitiva contra os Estados Unidos. Nesta partida, os brasileiros estiveram irreconhecíveis e tomaram dez pontos na cara. Mas viraram o jogo e, no quarto set, devolveram os 25 a 15 sofridos no começo.

Nenhum comentário: