quinta-feira, 8 de abril de 2010

Profundamente envergonhado

Estou profundamente envergonhado.

Nos debates, optei por adotar uma postura serena. Aceitei mesmo as críticas de corintianos mais radicais, mas sem deixar de combater certa dose de pessimismo. Mas, decepcionado, constato que muitos dali tinham razão.

Lembro-me com carinho de 1987. O Corinthians chegou a ser lanterna do Campeonato. Chico Formiga veio e comandou uma fantástica reação. Nas semifinais, Edmar teve atuação espetacular: fez 4 dos 5 a 1 enfiados no Santos de Mendonça. O zero a zero seguinte garantia a passagem às finais.

A final aconteceu contra um São Paulo mais arrumado e qualificado. Eles venceram a primeira por 2 a 1. Para chegar ao título, era necessária uma vitória, nem que fosse pela contagem mais simples.

O seu destino, tão generoso até ali, resolveu assumir uma postura matreira. Os guerreiros tome que martelavam. Nesse dia, eu estava em viagem com família e amigos. Eu era o único ali que estava torcendo pelo Corinthians.

No finalzinho, Mauro chuta... e vai na trave. Não era pra ser. Dulcídio selava com o apito o fim da história. Perder é da vida, e os guerreiros o fizeram em pé.

Mas isso não volta mais.

Em pleno alvorecer do centenário, o Corinthians dá um vexame monumental. Num campeonato de pouquíssimos times de gabarito fora do eixo dos gigantes, nem ao menos passa à fase decisiva. Pior: na rodada final, entregou sua sorte aos tropeços de um rival direto e um clube sem pátria.

Não aconteceu. O elenco formado a fios de ouro tropeçou nas próprias pernas. Rodou o time, o que rendeu pouco entrosamento, algumas peças estiveram abaixo da crítica e o onze protagonizou vergonhas homéricas: empatou com o rebaixado Monte Azul, tomou verdadeiro baile do Santos - que só não virou goleada porque a molecada da Vila é muito ingênua - e caiu diante do tal nômade e de um Paulista que até então era o último colocado da competição.

No descerrar das cortinas, fez uma pálida lição de casa: enfim goleou um certo Rio Claro. Mas já era tarde.

Parecido com isso senti em 2007, com aquele arremedo que nem dá pra chamar de time que protagonizou o momento mais azedo da história. Mas mesmo eles tinham alguma alma. Eram incapazes, mas pelo menos lutaram. Este, no papel qualificado, tinha a OBRIGAÇÃO de ficar entre os quatro. Porque com luva de pelica esnobou o Paulista - um torneio que perdeu envergadura, mas está longe de ser desimportante - para priorizar a neura chamada Libertadores.

Ao time que o Corinthians escolheu para os seus cem não falta só futebol. Carece também do espírito guerreiro que vi tão presente nos anos 80 e os mais versados em história cansam de exaltar dos escretes mais antigos. Por outro lado, a diretoria burramente mira seus esforços em uma coisa só - como já fizera em 2009.

E a torcida, na demonstração mais suprema dessa minha decepção, se contenta em dizer amém. "Eu nunca vou te abandonar" não significa que as críticas não devam ser feitas. Mas ela fechou as suas portas para essa visão mais ampla.

Continuarei torcendo e acreditando na taça, mas não mais com o mesmo otimismo de antes.

8 comentários:

Lisete disse...

Concordo plenamente.
É fato:
Perder o Paulista no ano do centenário.Mas não tem importância temos 26.
É fato nessa toada Libertadores, nem sonhando. Mas não tem importância o importante é disputarmos.
É fato se no Brasileiro lutarmos para não cairmos. Mas sabe como é né o time ficou abalado pelas perdas do Paulistão e da Libertadores.
É fato se no ano do centenário não ganharmos nenhum título.Ah! mais isso aconteceu com outros times também!

É fato que se o time tivesse jogado com amor à camisa, se esforçado,não perdendo jogos para times ridículos como o Paulista em pleno Pacaembú, mesmo perdendo a vaga, a torcida não se sentiria tão envergonhada.

É fato que a nossa diretoria incompetente terá respostas para tudo!

Apesar de tudo sou Corinthians, a instituição não o time.

Unknown disse...

Pois é, Lisete... e tem gente que prefere fechar os olhos. Esse texto me custou alguns xingamentos numa certa comu. rs

Vini disse...

É isso aí, concordo com vc!!!

Vi que op essoal da comunidade causou, mas ali tbm tem um monte de imbecil!!! Alguns não tem a capacidade de compreender a essência dos textos...

Unknown disse...

Parabéns, Felipe.

Belo texto.

Unknown disse...

Valeu, gente.

AMO o Corinthians!

Mas isso não me cega!

Unknown disse...

olha Felipe, eu estou na comunidade q estão te xingando e resolvi entrar pra ler o texto...Sinceramente, as pessoas q te xingaram na comu não leram o texto...só pode ser isso...mto bom seu texto...Parabéns!


Sou corinthiano, doente, fanático, mas não sou otário!

Unknown disse...

Obrigado pela participação, amigos.

Unknown disse...

Sem dúvidas.

Uma coisa é apoiar o time, o que todos fazemos a partir do momento que o juiz apita, independentemente dos jogadores que atuam.

A outra é fazer vista grossa para um bando de descompromissados com a nossa tradição de garra e vontade.