quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Quanta hipocrisia

Chega a ser engraçado como é hipócrita este nosso mundo futebolístico brasileiro.


No Campeonato Paulista, Adriano monta em William para cabecear para o gol, que foi corretamente anulado (minha opinião). Pode-se discordar aqui e ali, porque na Europa isso cansa de acontecer. Mas houve quem achasse a anulação um escândalo. Chegaram ao cúmulo de dizer que o gol "foi legalíssimo".

Algumas rodadas depois, Kleber Pereira atropela Carlão escandalosamente e toca para o gol, o que bastou para o Santos vencer. A repercussão não foi das mais barulhentas. A imprensa disse apenas que o Corinthians "reclamou da arbitragem".

Volto 15 anos no tempo para lembrar de um outro Majestoso. Eu estava lá. O São Paulo dominou o primeiro tempo e foi para o intervalo com a vantagem do 1 a 0. Mas o Corinthians voltou melhor, e Paulo Sergio empatou o jogo. Ele pegou a bola quase na linha de fundo e fuzilou Zetti. Mas o bandeira Rogério Idealli anulou o gol de maneira tão inexplicável que nem ele conseguiu justificar. Só por muita insistência dos repórteres, disse: "A bola saiu". Ela estava uns 2 metros dentro do campo. Não houve tanta repercussão, porque afinal não era um jogo decisivo.

Ontem, no Engenhão, o São Paulo ganhava por 2 a 1. Aos 31 minutos, Lucas Silva chutou de fora e fez o gol. Wellington Paulista estava em posição de impedimento e levantou o pé, mas nem encostou na bola. Foi o suficiente para o bandeirinha Sergio da Silva Carvalho marcar impedimento. Tanto Arnaldo Cesar Coelho quanto Oscar Roberto Godói consideraram o tento legítimo. Os 2 a 1 fazem o São Paulo quase líder do campeonato. Mas as capas dos jornais preferem exaltar o tento tricolor fora de casa. Só o Botafogo chiou.

Três anos atrás, Corinthians e Inter faziam um jogo decisivo. A partida estava empatada em 1 gol quando Tinga sofre pênalti claro de Fábio Costa. Marcio Rezende de Freitas não só não marca como expulsa o volante colorado.

Só faltou o mundo acabar, de tão "vergonhoso" que foi o lance.

domingo, 26 de outubro de 2008

Voltamos pra vencer!

É... deixei de blogar. E larguei um pouco o Filhos!

De lá pra cá, muita coisa aconteceu. Perdemos a Copa do Brasil e claudicamos em alguns momentos da Série B. Mas fizemos a nossa parte.

Bem ou mal, o Corinthians estabeleceu a diferença entre ele e os outros dessa enfraquecida Segunda Divisão. E enfim nos livramos dela.

Disse aos quatro cantos que me sentiria apenas aliviado pela iminente ascensão. Afinal, não passava de lição de casa.

Mas a vida me pregou uma peça. Estou feliz! Porque, depois de tudo, lembrei-me do fatídico 2 de dezembro, que me foi duplamente doído.

Vou reproduzir parte de um post meu na comunidade "CORINTHIANOS" do Orkut.

Eu trabalhava como produtor em um programa de TV e soube que estava sendo mandado embora, porque não tinha o perfil para o trabalho. Segundo a pessoa responsável, o ideal seria "uma menina, para passar maquiagem nos participantes." Detalhe: o programa era esportivo.

Não foi uma simples demissão, mas um golpe na minha dignidade, já devidamente ferida porque aquele era o trabalho que me segurava num momento bastante difícil.

A minha vida - em todos os aspectos - estava virada do avesso. O 2 de dezembro parecia dar o golpe de misericórdia que faltava.Hoje, as coisas, se não estão perfeitas, se encontram bastante melhores. E quando o jogo acabou, pensei em tudo o que passou. E, sim, vesti a camisa.

Pra mostrar que o Corinthians é diferente de tudo, sim. A Fiel torcida é, ao contrário de tantas baboseiras em contrario, diferenciada, sim.

Porque, para nós, o título é importante, mas não a ponto de ser o cerne da nossa história (como o é, por exemplo, com o São Paulo). O Corinthians é o Mundial (sim, Mundial) de 2000, é o tri brasileiro, é os seus 25 títulos paulistas, é as suas duas Copas do Brasil. Mas é sobretudo a Invasão, a Democracia, a redenção de 77 e Felipe caindo nos braços da torcida.

Sei que ainda há muito o que fazer para que o aprendizado se concretize. Mas a vitória de ontem só provou que estamos vivos. Muito vivos!